Torta de Maçã Golden
Ingredientes
Cerca de 350g de massa folhada
6 a 8 maçãs do tipo Golden
Manteiga abundante
Creme de Chantilly
Açúcar
Licor de cacau
Preparo
Use, preferivelmente, uma fôrma redonda, de fundo escamoteável - daquelas de bordas altas, que podem ser abertas e retiradas depois da torta pronta.
Com a fôrma devidamente montada, as bordas bem fechadinhas e bem presas ao redor do fundo, unte o seu interior, generosamente, com abundante manteiga.
Sobre a manteiga espalhe bastante açúcar - a quantidade de açúcar deve ser suficiente para impedir a visão da manteiga por debaixo.
Leve a fôrma à geladeira, nas suas partes inferiores.
Delicadamente, descasque as maçãs. Corte-as em oito gomos, cada qual, gomos iguais uns aos outros. Elimine as sementes.
Encaixe os gomos das maçãs, elegantemente, no fundo da fôrma - uma única camada, os gomos bem juntinhos uns dos outros, como na foto acima.
Por cima dos gomos espalhe pelotinhas de manteiga.
Pulverize tudo com mais açúcar - agora, de maneira bem delicada.
Leve a fôrma ao forno pré-aquecido, ponto médio. Mantenha, virando de vez em quando, até que o açúcar principie a se caramelizar.
No entretempo, abra a massa folhada, cerca de 0,5 cm de espessura - corte no desenho exato da fôrma que está sendo utilizada.
Retire as maçãs do forno e cubra-as com a massa. Pincele a massa com manteiga derretida.
Devolva a fôrma ao forno, até que a massa se mostre estufada e douradinha.
Sirva os pedaços da torta com chantilly banhado de licor de cacau.
Dicas: Caso você não encontre as maçãs do tipo Golden, use aquelas de casca verde, bem firmes e levemente ácidas. Opte sempre pelas maçãs de polpa mais úmida. Evite aquelas de polpa farinhenta. A massa folhada você encontra pronta em bons supermercados.